Menu

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Gatas - Cio x Castração

Cio
 O cio de uma gata dura de 4 a 7 dias, porém algumas gatas podem permanecer no cio por vários dias. Isso ocorre em virtude de cistos ovarianos, fazendo com que a fêmea fique no cio por longos períodos. Essas são as principais candidatas à castração. O cio das gatas manifesta-se a cada 3 meses, normalmente.
Se sabe quando a fêmea está para entrar no cio, ou já está nele, quando ela se esfrega demais nas coisas e nas pessoas, fica rolando no chão, fica mais carinhosa, começa a urinar mais, e as vezes urina em jatos para demarcar território, como os machos.
Ela "chama" o macho, entorta a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um dos lados, abaixa - se sobre os membros anteriores, dá passos rápidos com os membros posteriores e mostra desejo de cruzar. Pode haver perda de apetite. O macho é atraído tanto por seu comportamento, seu chamado, quanto pelo odor de sua urina.
Não tem outros sintomas físicos de cio, como nas cadelas, onde ocorre o sangramento e o edema de vulva.
As fêmeas têm cio até o final da vida. Não existe a "menopausa" em gatas.
Castração
*A gata castrada fica menos nervosa e barulhenta, mais relaxada, brincalhona e afetiva;

*A castração também irá aumentar a expectativa de vida dela, porque ela não terá problemas de saúde como tumores de mama e do aparelho reprodutivo, cistos ovarianos, infecções uterinas como piometra, que obrigará a uma cirurgia no final das contas, muito pior do que a castração, já que haverá um campo operatório contaminado por bactérias e com risco de septicemia (infecção geral);

*Você também estaria aliviando-a de um sofrimento e uma angústia, já que o instinto de preservação e hormônios falam alto. Não que ela sinta desejo de ser mãe, como acontece com mulheres. Elas nem sabem o que é isso. É uma coisa instintiva e irracional, devido aos hormônios;

*A fêmea não castrada faz marcação com urina pela casa, deixando um cheiro horrível;

*Tenta fugir e mia alto;
A castração é uma forma mais humana e saudável de manter uma fêmea, se você não deseja filhotes.
A tendência para engordar pode ser controlada com alimentação correta e exercícios.
As fêmeas podem ser castradas a partir de 7 meses de idade e os machos por volta dos 6 meses.


Pensando no bem estar de Vida, a dona dela resolveu que deveria castrá-la, e assim foi feito. Vida fez a cirurgia na semana passada e está muito bem.

Fontes:
http://www.becodosgatos.com.br/
http://www.webanimal.com.br/
http://www.saudeanimal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário