Menu

domingo, 1 de abril de 2012

Úlcera de Córnea

No mês de janeiro minha york de mais ou menos 14 anos apareceu com o olho direito pequeno e lacrimejando. Achei que não era nada muito grave e fiquei observando, como no dia seguinte não vi melhora levei-a ao veterinário. A médica diagnosticou uma úlcera na córnea, medicou e sugeriu que fosse feita uma consulta com o oftalmologista. Era uma sexta-feira e ele só ia poder atendê-la na terça-feira.

Depois da avaliação o oftalmologista constatou que além da úlcera ela estava com uma hemorragia ocular, que a visão já estava comprometida e que seria necessário uma cirurgia emergencial para que o olho não "estourasse". O piorar é que o hemograma indicava uma erliquiose.

Tenho muito amor por meus animais  e autorizei a cirurgia (flap), para que  ela não sofresse mais e para não ficar com um "buraco" na face.

Como ela só está comigo há 4 anos não sabemos o histórico dela. O médico deduziu que ela já tinha a erliquiose e só agora a doença se manifestou. Foi o que provavelmente causou a úlcera seguida da hemorragia ocular.

Correu tudo bem no dia da cirurgia, porém, por já ser idosa o olho terminou murchando e não foi feita a abertura. Mesmo enxergando de um olho só ela está mais ativa e feliz .

Resolvi escrever sobre o caso dela porque algumas pessoas não entendem como é importante manter os carrapatos longe dos animais. Que esses pequenos "sanguessugas" podem causar grandes estragos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário