Menu

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tumor venéreo transmissível (TVT) ou Sarcoma de Sticker

O tumor venéreo transmissível (TVT) é considerado uma neoplasia (câncer) própria da espécie canina, sendo de apresentação extremamente rara em gatas.
As células do tumor, que são mutadas, são esfoliadas e transplantadas de animal para animal. Não se sabe ainda o porquê ocorre está mutação celular

Ocorre com maior frequência em animais em idade adulta, sendo as fêmeas mais afetadas que os machos.

De distribuição mundial, é mais comum em regiões tropicais, sendo sua forma de transmissão pelo coito ou por um cão susceptível lamber ou cheirar a genitália de outro infectado. As lesões se apresentam única ou múltiplas, nodulares ou lobulares, pedunculadas ou em massa com aspecto de couve-flor, se localiza nas mucosas vaginal (fêmeas), prepucial e peniana (machos). Em alguns casos raros, pode ocorrer a metástase nas narinas, cérebro e outros órgãos.

 
Como tratamento pode-se utilizar a retirada cirúrgica, radioterapia, imunoterapia e a quimioterapia. A quimioterapia é o que produz resultados mais satisfatórios utilizando o sulfato de vincristina, devendo ser acompanhada de exames clínicos e complementares (hemograma).

A melhor prevenção para o TVT é não deixar os cães cruzarem sem controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário