Menu

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Negona

Olá!



Essa cadela chama-se Negona, é uma rottweiler de mais ou menos 5 anos. Ela está com um caroço em um dos mamilos.

Estamos fazendo uma campanha para conseguir levá-la a um veterinário, quem quiser ajudar ou souber de algum veterinário que possa fazer uma avaliação será bem vindo.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tumor venéreo transmissível (TVT) ou Sarcoma de Sticker

O tumor venéreo transmissível (TVT) é considerado uma neoplasia (câncer) própria da espécie canina, sendo de apresentação extremamente rara em gatas.
As células do tumor, que são mutadas, são esfoliadas e transplantadas de animal para animal. Não se sabe ainda o porquê ocorre está mutação celular

Ocorre com maior frequência em animais em idade adulta, sendo as fêmeas mais afetadas que os machos.

De distribuição mundial, é mais comum em regiões tropicais, sendo sua forma de transmissão pelo coito ou por um cão susceptível lamber ou cheirar a genitália de outro infectado. As lesões se apresentam única ou múltiplas, nodulares ou lobulares, pedunculadas ou em massa com aspecto de couve-flor, se localiza nas mucosas vaginal (fêmeas), prepucial e peniana (machos). Em alguns casos raros, pode ocorrer a metástase nas narinas, cérebro e outros órgãos.

 
Como tratamento pode-se utilizar a retirada cirúrgica, radioterapia, imunoterapia e a quimioterapia. A quimioterapia é o que produz resultados mais satisfatórios utilizando o sulfato de vincristina, devendo ser acompanhada de exames clínicos e complementares (hemograma).

A melhor prevenção para o TVT é não deixar os cães cruzarem sem controle.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Piometra

O que é

A piometra é uma infecção do útero. No entanto, a maioria dos casos de piometra são mais difíceis de tratar que uma simples infecção.

Como acontece

A cadela ou gata, por algum distúrbio hormonal, começa a produzir progesterona (hormônio sexual feminino) e esse excesso leva a uma alteração das células da mucosa uterina. Com isso, ocorre o acúmulo de grande quantidade de líquido dentro do útero.

A piometra pode ocorrer em fêmeas de qualquer idade após o primeiro cio. No entanto é mais comum  a partir dos cinco anos de idade. Após vários anos de ciclos sem gestação começam a ocorrer na parede uterina as alterações que favorecem esta doença. A utilização de medicamentos à base de progesterona podem provocar o mesmo fenómeno.
O momento típico para o aparecimento de piometra ocorre 1 a 2 meses após o cio.

Sintomas

Os sinais clínicos variam se o cérvix se encontre fechado ou aberto.

Se estiver aberto, o pús acumulado no útero drenará para o exterior, notando-se um corrimento de aparência variável na vagina e nos locais onde a cadela ou gata se tenha sentado ou deitado. Podem ainda notar-se febre, letargia, anorexia e depressão.

Se o cérvix estiver fechado o pús que se forma não é drenado para o exterior. Acumula-se no útero, causando distensão abdominal. As bactérias liberam toxinas que são absorvidas para a circulação. Nestes casos, as fêmeas normalmente ficam gravemente doentes em pouco tempo. Perdem o apetite e ficam apáticas e deprimidas. Podem ocorrer vómitos e diarreia.

Tratamento

Na maioria dos casos a pan-histerectomia (retirada do útero e ovários) é o tratamento mais adequado. Porém, devido ao grave estado clínico em que essas fêmeas chegam às clínicas, geralmente ficam internadas recebendo soroterapia e antibióticos até que possam se submeter ao procedimento cirúrgico. Em alguns casos tem sido tentado o uso de antibióticos e hormônios, porém a cirurgia ainda é o tratamento mais indicado.

Prevenção

Por atingir mais animais que nunca tiveram cria, há uma mentalidade errônea que induz as pessoas a cruzar suas fêmeas para evitar a doença. A única prevenção eficaz é a castração.